Coletivo

Grupo Junino Sonho Real


Funções

Descrição curta

Coletivo vinculado às tradições juninas, com fundação no ano de 2011. O Grupo Junino Sonho Real pertence ao interior do Município de Trairi, especificamente na localidade de Padre Anchieta. Este grupo constitui - se por integrantes de diversas localidades do município e tem suas atividades desenvolvidas no Espaço Cultural SonhoFest. É voltado para a Difusão, Formação, Produção e Fruição da Cultura Junina dentro do município de Trairi e em outros territórios. Este coletivo tem em sua composição a Cia. Poetas do Corpo - coletivo de extensão das temporadas juninas que pesquisa e produz montagens em danças populares, tradicionais e interioranas.

E-mail: gjsonhoreal@gmail.com

Telefone Público: (85) 99754-3732

Endereço: Pa , Trairi, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 62690-000

Logradouro: Padre Anchieta

Número: SN

Complemento:

Bairro: Gualdrapas

Descrição

O Grupo Junino Sonho Real se localiza na comunidade de Padre Anchieta, pertencente ao município de Trairi - CE e tem mais de 08 anos de atuação, através de sua principal vertente de manifestação artístico - cultural, a cultura popular. Nesse grande histórico, vem trazendo anualmente espetáculos para sua comunidade, para o município e outras regiões. A Quadrilha Sonho Real tem uma extensa coletividade que busca realizar com êxito suas temporadas, além de despertar a importância da manutenção dessas tradições na vida das pessoas e também celebrar seus fazeres e ações ritualísticas.
Em agosto de 2011 alguns amigos, familiares e admiradores apaixonados pelo período junino reuniram-se oficialmente pela primeira vez em Padre Anchieta, com a intenção de criar um grupo que pudesse manter viva a tradição das quadrilhas juninas na comunidade e no município, e que pudesse também engajar os jovens do local e das comunidades vizinhas em atividades culturais, nascendo assim o Grupo Junino Sonho Real.
Em 2012, foi lançado o primeiro projeto do grupo, trazendo o tema: “Brincadeira de Criança”, onde foi mostrado ao público exemplos de brincadeiras que acompanharam crianças de várias gerações, perpassando por tradições e épocas que trazem memórias e significados. Foi um trabalho muito desafiador, pois o grupo era iniciante, tendo que começar do zero em muitas questões como: brincantes, material, contribuições, dentre outros, mas que com muito esforço todas as ideias saíram do papel. Tanto a comunidade quanto o próprio município, e até mesmo cidades vizinhas, receberam e foram encantados pelas apresentações que o grupo realizou.
Em 2013 o grupo apresentou o tema: “Brasil Nossa História Nossa Cultura”, onde apresentamos símbolos importantes culturalmente para nosso país, como o futebol, o samba e os povos indígenas. Neste ano, era dada uma grande importância à riqueza cultural do nosso país e das suas mais diversas formas de manifestações. Com um leque de elementos cênicos construídos, o grupo executava seu segundo ano de trabalho com uma pesquisa bem elaborada e coesa.
No ano de 2014 a temática em questão era: “Diante à Seca, a Alegria dos Vaqueiros Com a Chuva”, na qual foram homenageados dois símbolos importantes que são presentes na comunidade e que são interligados, a fazenda Parra que é um patrimônio histórico comunitário e a trajetória dos vaqueiros que tanto sofrem com os períodos de seca. A perspectiva para este respectivo ano era trazer uma pesquisa muito próxima da realidade de todo o coletivo.
Em 2015 mergulhando profundamente no tema São João, a quadrilha homenageia: “Os Símbolos das Festas Juninas", como os balões, fogueiras, bandeirolas, comidas típicas e o próprio fazer artístico da cultura popular, as quadrilhas juninas.
Em 2016 foi trazido até o arraiá o tema: “Circo a Magia que Encanta", pelo qual traziam elementos como: palhaços, mágicos e alguns truques do universo circense. Muitos espetáculos foram apresentados para as comunidades e outras cidades. Apesar de todos estes feitos, é necessário destacar que foi um ano muito difícil. Devido a grande dificuldade em manter suas atividades e conseguir incentivos financeiros, o grupo precisou parar suas atividades.
Em 2018 o amor e a saudade pelo São João e pelo grupo foi um grande passo para que os projetos retornassem. O tema do ano em questão foi: “Como o Nascer do Sol, Sonho Real Renasce no São João e Sobre a Luz do Luar Vamos Dançar Quadrilha Nesse Arraiá”, onde contamos um pouco sobre nossa própria trajetória, o renascimento e contamos sobre um amor vivido em noites de São João.
Em 2019, novamente o grupo parou as atividades por falta de recursos financeiros suficientes.
Após um período pandêmico e muito desafiador, o grupo retorna em 2022 trazendo uma temática de “Renascimento no São João”, trazendo elementos dentro de sua pesquisa que remetem ao renascimento dos fazeres coletivos e das suas manifestações artísticas após um dos períodos mais difíceis da nossa história.

No ano de 2023 marcou positivamente a história do município de Trairi, pois garantiu pela primeira vez a contemplação no XXIII Edital Ceará Junino para as Quadrilhas Juninas, o que resultou na sua temporada de maior sucesso e visibilidade. Como consequência, o grupo federou – se pela primeira vez (Fequajuce) e garantiu diversos títulos em festivais intermunicipais, alcançando grandes feitos, inclusive a 3º colocação na Etapa Ceará Junino do Bairro Ellery. Sob esta perspectiva, o grupo visa atingir novas possibilidades através da metodologia do projeto anterior melhorando significativamente em todos os aspectos.

Em 2024 o Grupo Junino Sonho Real continua ativamente com suas atividades, seja com a Cia Sigma, seja com a Quadrilha. Abaixo seguem algumas ações desenvolvidas neste primeiro semestre pelo coletivo:
- Contemplação na Lei Paulo Gustavo em Trairi (Produção de um curta metragem "Trairi e as Festas Juninas);
- Festa de Lançamento (13 de janeiro) com alcance de mais de 400 pessoas;
- Oficinas de Danças Tradicionais;
- Brincadeira Tradicional de Carnaval;
- Fundação de uma Quadrilha Junina Estudantil em parceria com a escola da comunidade (EEF José de Anchieta);
- Realização da Pré - Estreia vinculada ao "Festival Movimento de Artes Integradas" que visa potencializar as manifestações culturais do Sertão Trairiense.
- Participação ativa nas Escutas Públicas da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e Lei Paulo Gustavo.
- Produção do Documentário: Trairi e As Festas Juninas (Contemplado no Edital de Apoio ao Audiovisual Trairiense);
- Participação no Festival Cearense de Quadrilhas Juninas pela FEQUAJUCE;
- Contemplada entre os 10 melhores projetos do Edital Ceara Junino de Apoio às Quadrilhas Juninas do Estado do Ceará;
- Circulação em vários festivais e apresentações intermunicipais e dentro do município de Trairi.

Em 2025 segue na execução de sua 10ª Temporada Junina com o tema "FOLGUEDO: AO SOM DO NORDESTE O AMOR FESTEJA NO CÉU", até aqui executou às seguintes ações:
- Ensaios semanais de produções coreográficas e ensaios do casamento;
- Estudo e pesquisa de produção de figurino;
- Primeiro Ensaio (início da temporada) em 06/01/2025;

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem