Edital
Anna Carla Fernandes
marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
Descrição
Na linguagem do bom Cearês, curriola significa uma turma, grupo de amigos, agrupamentos diversos. Com esta definição o projeto pretende reunir diversas intervenções culturais próprias do povo nordestino na Instituição Cultural - Teatro do Humor e Cultura Cearense, abrangendo desde as nossas “cantigas”, “mungagas”, indumentárias até a rica culinária.A proposta visa reunir artistas e público em um espaço de trocas de experiências sobre a cultura nordestina e os sentidos do ver, ouvir, sentir e degustar para assim difundir esta rica cultura entre sua gente, apresentá-la aos visitantes, resistir em existência, a resistência!!!
Nosso projeto vai além e busca capacitar artistas e populações vulneráveis, para captação de recursos e profissionalização. Desta maneira as ações deste projeto serão desenvolvidas considerando duas linhas de atuação: Entretenimento e Capacitação.
O entretenimento proporcionado pelo projeto ocorrerá de forma presencial e possui como tema a Cultura Nordestina, com objetivo de difundir o folclore e a cultura popular, por meio da arte produzida no escopo das nossas regionalidades, assim contemplando aspectos diversos desta cultura, abrangendo do regional ao local, do nordeste ao ceará. Para operacionalização dos eventos culturais será respeitada a legislação estadual vigente no Ceará referente a “Eventos Sociais, Culturais, Corporativos, Exposições e Feiras de Negócio – Protocolo 13”, suas atualizações ou outras que se superponham. Ao longo de 10 meses serão ofertadas 20 eventos culturais de entretenimento com duração de uma hora e quarenta minutos (1h e 40 min), com periodicidade quinzenal e apresentação artística composta por 01 trio nordestino com 40 minutos de apresentação e dois shows de humor, com meia hora de duração cada. Nestas ocasiões serão ofertados gratuitamente 150 ingressos, para um público de baixa renda, que será alocado em mesas para 04 pessoas, com disponibilização de lanche.
As capacitações serão ofertadas da seguinte maneira: 1. Oficinas Mensais de Culinária nordestina; 2. Duas oficinas de Produção Cultural. Para as oficinas de culinária nordestina serão disponibilizadas 20 vagas mensais para populações vulneráveis e idosos, com enfoque em populações de baixa renda, profissionais do sexo, negros e LGBTQIA+. Haverá a possibilidade de estágio posterior no restaurante do Teatro do Humor e Cultura Cearense e formação de cadastro de reserva para oportunidades futuras. Todes participantes das oficinas serão certificades com carga horária de 8h.
Para as oficinas de produção cultural serão ofertadas 150 vagas em cada ocasião, distribuídas para todas as modalidades artísticas. A oficina de produção cultural possui por objetivo debater a profissionalização de artistas e auxiliar os mesmos a projetar sua arte presencial ou à distância, assim como estimular a captação de recursos por artistas individuais ou coletivos.
Desta maneira a equipe pretende se articular com diversas organizações da sociedade civil e discutir a oferta oriunda deste projeto, para melhor definição da ocupação das sessões e oficinas, como também o modelo virtual de inscrições, chamadas e divulgação. A Estrutura física do teatro se compromete com a garantia de acessibilidade a idosos e pessoas com dificuldades de locomoção para o salão de eventos.
